DESAFIO LER A BIBLIA TODO DIA (2019)



Entre meus desafios pessoais desse ano está o de ler a Bíblia todos os dias dele. Quando digo todos quero significar cada um dos dias até chegar no número 365. Seja um, dez ou 50 capítulos. O alvo é ler diariamente.

Por que empreendi esse desafio?

Sou cristão. Para um cristão a Bíblia é sua fonte de alimento da alma e de informação do que Deus quer para sua vida e de outros a sua volta. O salmo primeiro declara que é bem aventurado aquele que medita com prazer na Lei de Deus (toda a Bíblia). A Palavra de Deus só traz benefícios para quem dela se utiliza.


DIA 1º DO DESAFIO LEITURA 2019 

Nesse primeiro dia foi o capítulo seis do livro de Daniel, o profeta que li. O destaque desse capítulo é a inveja sentida por alguns servidores do reino como Daniel o era por parte destes. 


O texto do profeta nos mostra que a inveja tem pelo menos dois malefícios: 1) leva o invejoso a envenenar sua alma e a cometer horrendas atrocidades contra quem de fato nunca lhes quis mal; 2) o invejoso sempre se vê inferior a quem ele inveja. 

O invejoso pode não sofrer o que sofreram estes que se opunham maldosamente a Daniel (sofreram o castigo que deram a Daniel _ foram comidos dos leões), mas viverão uma vida de eterna amargura e infindável sendo de inferioridade.







DIA 2º DO DESAFIO LEITURA 2019

Neste dia foi lido do capítulo 7 ao 12. Destaco uma lição do capítulo sete entre as muitas que poderiam ser destacadas nesse livro. Através das visões dadas a Daniel por Deus e as explicações destas trazidas pelos anjos de Deus fica evidente o domínio de Deus sobre os impérios do mundo e a vitória final de Deus sobre as forças do mal e o domínio entregue aos servos de Deus. Podemos ficar seguros que não estamos num barco à deriva.




DIA 3º DO DESAFIO LEITURA 2019 

O dia 3 do desafio leitura 2019 contou com a leitura do capítulo seis do livro do profeta Oseias. Lembre. O objetivo é ler a Bíblia diariamente não importando quantos capítulos. A Bíblia abençoa com um capítulo, um versículo, meio capítulo ou dez. 

Desse capítulo destaco a obediência do profeta a Deus. Obviamente que a obediência do servo de Deus honrou a Deus e o servo de Deus foi honrado por Deus. A obediência do profeta contrasta com a desobediência do povo e a rejeição deste por Deus (Oseias 1.6). 


DIA 4º DO DESAFIO LEITURA 2019


O capítulo 2 do livro do profeta Oseias foi lido. O destaque fica para 0 amor de Deus por seu povo. Um amor que busca. Ainda que alguns individuos estvissem se voltando para Deus em resposta de seu amor, evidenciado no capítulo pela troca dos nomes dos filhos (v.1), a maior parte da nação estava desviada de Deus. A essa parcela Deus castiga com o fim de punir seus pecados e vê-la voltar-se para Deus.





DIA 5º DO DESAFIO LEITURA 2019


Tive a alegria de ter lido os capítulos 3 e 4 do livro no profeta Oseias neste dia. Estou seguindo firme e, com a ajuda de Deus chegarei ao dia 365 tendo lido a Bíblia em todos os dias desse ano. 

O destaque dessa leitura fica para o capítulo 4 versos 8-10. Nesse texto há uma dura reprimenda de Deus aos líderes espirituais da nação, os sacerdotes. Eles torcem para o povo pecar para com isso ganhar dinheiro e posses. Eles até incentivam o erro e se recusam a trazer o ensino de Deus para que o povo ande longe de Deus. O desejo deles é dinheiro e poder. Como resultado Deus os castiga com uma tremenda falta de satisfação em seus corações, desejam muito, recebem muito, mas querem sempre mais


DIA 6º DO DESAFIO LEITURA 2019




Chegando ao sexto dia do banquete da alma, afinal nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.

A leitura hoje foi o capítlo 8 do livro do profeta Oseias. 

Destque para o versículo 2 que nos ensina que se perdemos propositadamente as oportunidades que Deus nos dá por desobediência, Deus tomará essa oportunidade e não nos dará outra.





DIA 7º DO DESAFIO LEITURA 2019



Neste dia foi lido o capítulo 9 do livro do profeta Oseias. O destaque ficou para os versos 7-9. Desta passagem podemos entender que quando um povo passa a zombar voluntária e afrontosamente dos genuínos mensageiros de Deus, este povo chegou a seu estágio máximo de degradação implicando assim no juízo severo de Deus.






DIA 8º DO DESAFIO LEITURA 2019


Neste dia foi lido o capítulo 10 do livro do profeta Oseias. Destaque para o verso 12 desse texto em que aprendemos que o modo certo de atrair o favor de Deus para si é plantar justiça e se relacionar com deus em humildade e obediência.







DIA 9º DO DESAFIO LEITURA 2019


Neste dia foram lidos os capítulos 11 ao 14 com destaques para passagens de cada um dos capítulos lidos.

Capítulo 11. Destaque para o verso 15. Se Deus sofresse das variações de humor de que sofre os homens Israel já teria a muito sido destruído por causa de seus horrendos pecados contra Deus, mas como Deus não tem prazer em destruir, perdoa.

Capítulo 12. Destaque para os versos 7 e 8. Israel caiu tanto de nível que de terra da promessa passou a ser chamado de terra de Canaã. Canaã foi destruída por causa de seus terríveis pecados contra Deus.

Capítulo 13. Destaque para os versos 4 ao 6. Israel depois de ter sido abençoado por Deus e se fartado de seus favores, tornou-se arrogante, ingrato esquecendo-se de Deus que o abençoou, disse o profeta em repreensão a essa nação.


Capítulo 14. Destaque para o verso 9. Uma pessoa sábia e entendida deve reconhecer que o melhor para sua vida e do mundo é obedecer ao Senhor. Se assim não reconhece não é plenamente sábia.

DIA 10º DO DESAFIO LEITURA 2019

Foi lido neste dia o capítulo 1 do livro profeta Joel. O destaque fica para todo o livro que nos ensina que o melhor a se fazer em meio a uma calamidade é buscar a Deus para sanar o problema.




DIA 11º DO DESAFIO LEITURA 2019



Neste dia foram lidos os capítulos 2 e 3 do livro do profeta Joel. Destaque para os versos 12 a 14 do capítulo 2. Esse trecho nos ensina que diante do juízo iminente de Deus em resultado do pecado cometido reiteradas vezes, voltar-se para Deus em arrependimento é a chave que poderá muda a ação de Deus. Foi Deus mesmo quem disse isso no capítulo 3 por meio do profeta Joel.

DIA 12º DO DESAFIO LEITURA 2019

Neste dia, um pouco tumultuado para mim, li metade do capítulo 8 da carta aos Romanos. Não pude deixar de manter minha comunhão com Deus por meio da leitura de sua Palavra. Quer seja um capítulo, meio ou dez não deveríamos nos afastar da leitura diária da Bíblia.

O destaque dessa leitura fica para os versos 1 e 2. Dele aprendemos que os que receberam Jesus eo Espírito Santo como diretores de suas vidas mudaram de condição, de condenados para absolvidos e, essa condiçãose evidencia por um viver diário não entregue aos pecados voluntários.

DIA 13º DO DESAFIO LEITURA 2019

Resolvi terminar a leitura de Romanos capítulo 8. A leitura foi no limiar da mudança de calendário, do dia 13para o 14 e emenda na madrugada já com a leitura desta mesma carta.


Desta leitura destaco os versos 12 e 13 que nos ensina que um servo de Jesus nega o pecado em sua vida, pois sua nova natureza concedida pelo Espírito Santo agora é seu guia e morador.

DIA 14º DO DESAFIO LEITURA 2019

Como disse, essa leitura foiu feita na madrugada do dia 13 para 14. Faz parte do calendário bíblico de leitura anual da Bíblia, foram lidos os capítulos 9 a 10.

Destaque para o verso 14 do capítulo nove. Nesse texto aprendemos quem Deus em sua soberania tem misericórdia de quem quer. Assim, aqueles que têm recebido essa misericórdia de Deus, deve ser grato, louvar a Deus por seu amor incondicional e imerecido, e viver de maneira que seus atos louvem a Deus e demonstrem gratidão por seu gesto bondoso.

15º DIA DO DESAFIO LEITURA 2019

Inovando e postando o relato de leitura em vídeo. Curte e aprende.


16º DIA DO DESAFIO LEITURA 2019

Olha o videozinho aí. Tá curtinho e instrutivo.



17º DIA DO DESAFIO LEITURA 2019




18º DIA DO DESAFIO LEITURA 2019



19º 20º 21º 22º 23º 24º 25º DESAFIO LER A BIBLIA 2019



Nenhum comentário:

Postar um comentário