sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

O ÚLTIMO ATO DE UM REI CONDENADO



Daniel 5.29-30

Então mandou Belsazar que vestissem a Daniel de púrpura, e que lhe pusessem uma cadeia de ouro ao pescoço, e proclamassem a respeito dele que havia de ser o terceiro no governo do seu reino. Naquela noite foi morto Belsazar, rei dos caldeus.

No primeiro momento pode parecer que o rei foi nobre porque cumpriu sua palavra a Daniel.

O capítulo cinco nos informa que o rei Belsazar resolveu dar um banquete para suas autoridades, concubinas e esposas. Bebedeira, orgia e deboche fazia parte do programa. O maior dos deboches foi trazer os utensílios que pertenciam ao templo do Deus de Israel e beber bebida alcoólica neles como um ato de superioridade sobre este.

O fato era que Nabucodonozor seu pai havia aprendido que o Deus de Israel é soberano sobre todos e tudo. Depois de incríveis acontecimentos na vida do rei Nabucodonozor ele se rendeu em fé e reverência a este bondoso Deus. As lições aprendidas e divulgadas pelo rei Nabucodonozor acerca de Deus foram sabidas de todo o império. Inclua-se Belsazar.

Entretanto, a saber de tudo isso, Belsazar resolveu debochar de Deus tendo um exemplo vivo em sua casa de que não se deve fazer isso.

Como punição Deus enviou um aviso através de um de seus poderosos anjos que escreveu na parede da sala onde a festa macabra se realizava uma mensagem dando conta do fim do reinado deste rei.

O rei convocou os sábios, mas foi Daniel o profeta que elucidou com a ajuda de Deus o escrito. O rei havia prometido condecorar o sábio que conseguisse interpretar a incrição. O rei estava amendrontado. Pânico se apoderou dele.

Daniel explicou o motivo da sentença: E tu, Belsazar, que és seu filho, não humilhaste o teu coração, ainda que soubeste tudo isto. E te levantaste contra o Senhor do céu, pois foram trazidos à tua presença os vasos da casa dele, e tu, os teus senhores, as tuas mulheres e as tuas concubinas, bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não vêem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida, e de quem são todos os teus caminhos, a ele não glorificaste (Daniel 5.22-23).

O rei ao saber da sentença deveria ter se humilhado a Deus em arrependimento, mas preferiu para ser bem quisto por sua palavra e demonstração de poder honrar Danie e apenas ignorar mais uma vez Deus.

A mensagem é clara: de Deus não se zomba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário